terça-feira, 7 de julho de 2009

Deficiência Visual

O termo deficiência visual refere-se a uma situação irreversível de diminuição da resposta visual, em virtude de causas congênitas ou hereditárias, mesmo após tratamento clínico e/ ou cirúrgico e uso de óculos convencionais.

Quis dar a definição do termo visual para que vocês leitores do nosso blog pudesse entender a dimensão deste universo paralelo que o mundo do DV.

Fiz um curso com 40 horas de duração localizado no Cap , instituição do governo estadual no qual faz todo um trabalho de suporte pedagógico,neuro linguístico,de diagnóstico e principalmente da inserção do mesmo na sociedade a que pertence,claro que com sua limitações mas como cidadão comum.O DV vê com olhos do toque ,do aprimoramento tático,da doçura de cada movimento,isto os tornam altamentes facilitadores do meio em que vivem.

Aprendi durante o curso usar todo material de reglete que no caso vem ser o material utilizado pelos mesmos em sua formação de alfabetização,depois virão recursos hoje,que facilitam a vida do DV,mas que precisam passar primeiro pelo processo de Pré -Braile e depois pelo Braile,para aqueles que nascem ou ficaram cegos.

As partes são :a punção,a reglete no caso a régua e o suporte para que se escreva.Usa-se folha A4 para que as perfurações não vazem do outro lado.Escreve-se da direita para esquerda e lê-se da esquerda para direita.

O alfabeto é transcrito com a reglete.



Braille é um sistema de leitura com o tato para cegos inventado pelo francês Louis Braille. L. Braille perdeu a visão aos três anos. Quatro anos depois, ele ingressou no Instituto de Cegos de Paris. Em 1827, então com dezoito anos, tornou-se professor desse instituto. Ao ouvir falar de um sistema de pontos e buracos inventado por um oficial para ler mensagens durante a noite em lugares onde seria perigoso acender a luz, L. Braille fez algumas adaptações no sistema de pontos em relevo.

Cabe a mim Regiane Ramos: Coordenadora do Telecentro, manifestar meu total respeito pelos Deficientes Visuais,aonde consegue nos passar que limitações somos nós que a criamos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;