terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Casa Brasil exibe o 7° Festival de Cinema de Campo Grande


O Casa Brasil Instituto Delta de Educação será ponto da mostra paralela do Festival de Cinema de Campo Grande.
A sétima edição do evento acontece de 19 a 21 de janeiro, na unidade, que será responsável por 6 exibições de longas e curtas-metragens, com sessões ás 09:00hs e 15:00hs, haverá debates após a exibição com a participação de diretores e produtores de cinema.
As sessões das mostras paralelas terão exibição do filme "O homem que engarrafava nuvens", de Lírio Ferreira, vencedor pelo Júri Oficial e Popular, da Mostra Competitiva de Longas-Metragens na 6ª edição do festival.

A 7ª Edição do Festival de Cinema de Campo Grande - FestCine Pantanal é realizado pelo CineCultura, desta vez, a homenageada do FestCine Pantanal é a cineasta Suzana Amaral, segunda mulher a ser lembrada pelo evento - a primeira foi Glauce Rocha que recebeu homenagem póstuma em 2008. Suzana está com 83 anos e muita história para contar, com o vigor dos apaixonados pelo cinema - recentemente, ela esteve nos Estados Unidos para aprimorar ainda mais seus conhecimentos sobre a sétima arte. A cineasta conquistou para o Brasil o primeiro prêmio no Festival de Berlim (Melhor Atriz, para Marcélia Cartaxo), com o seu "A Hora da Estrela", lançado em 1986 - uma obra-prima nacional, exibida em mais de 50 países, que está na abertura do festival, às 20h, com a presença de Suzana. O filme teve como base a obra homônima de Clarice Lispector.

100 Anos de Cinema em Campo Grande
Esta edição do FestCine também vai celebrar o centenário da primeira exibição de cinema em Campo Grande, com o filme "Alma do Brasil", de Libero Luxardo, um filme de 1932, roteirizado por Visconde de Taunay, com Conceição Ferreira no elenco. Esta foi a primeira produção rodada em Campo Grande e, no enredo, estão retratadas as batalhas nos campos do então sul de Mato Grosso, por ocasião da Guerra do Paraguai. A cópia em película é do acervo da Cinemateca Brasileira, especialmente trazida para a exibição no FestCine.

Fonte: CineCultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;