quinta-feira, 23 de abril de 2009 1 comentários

Deputado Paulo Duarte faz Visita ao Casa Brasil do Instituto Delta de Educação

Talvez devêssemos nos deixar conquistar por algo de grande repercussão fica a critério de cada um,mas, nós do Casa Brasil ficamos felizes quando recebemos uma visita de quem realmente quer ajudar, melhor, prestigiar quanto cidadão.

No dia dois de abril do ano de dois mil e nove foi solicitada a nós ,partindo da sua própria assessoria que o então Deputado Estadual Paulo Duarte gostaria de fazer uma visita ao nosso projeto, onde o mesmo já havia feito uma visita a um ano e meio atrás . Veio com todo empenho demonstrando total interesse . Juntamente com os bolsistas e sua equipe mostramos a unidade, de que forma funcionava e do que necessitamos,especificando que a prioridade antes de pedirmos algo, era que realmente percebesse que nos funcionávamos e fazíamos diferença em nossa comunidade.

Mostramos o Telecentro,o Estúdio Multimídia,Sala de leitura,Sala de Metareciclagem e o Auditório,especificando qual a função de cada um e que todos caminhavam juntos para atender a população que nos procurava.



Nós do Casa Brasil Instituto Delta de Educação gostaríamos de enfatizar que dizer é fácil,fazer é o que faz a diferença o Deputado se prontificou em buscar recursos para a melhoria do mesmo buscando em emendas que se adéqüem aos nossos pedidos.

Fica registrado o nosso respeito enquanto autoridade e principalmente pela forma que olhou para o projeto, antes de qualquer coisa já gostaríamos de pedir um muito obrigado e que consiga olhar para nosso projeto como extensão de sua vida política e quanto cidadão de bem que é.


Atenciosamente:

Casa Brasil Instituto Delta de Educação

Bolsistas do Projeto:

Coordenadora da Unidade:Belkiz Freire

Coordenadora do Telecentro:Regiane da Rocha Ramos

Técnico do Estúdio Multimídia:Marcelo Augusto

Técnico do Laboratório de Metareciclagem:Vilmar Amorim

Monitora da Sala de Leitura:Cássia Namekata.

sexta-feira, 17 de abril de 2009 0 comentários

Essa dica de Leitura de hoje é muito especial pois foi envida por um de nossos amigos do Casa Brasil que vem a ser a Romélia Dolores do blogger "Era uma vez".

Uma aventura emocionante sobre a liberdade de SER.
A maioria das gaivotas se preocupava em aprender o trivial, mas Fernão Capelo Gaivota era diferente. Ele queria voar alto rumo ao novo, e para isto lhe foi exigido esforço, força de vontade e perseverança diante dos obstáculos que estariam por vir.
Para as gaivotas o importante era voar em busca do alimento, mas para Fernão o importante era voar pelo prazer de voar. Ele até tentou seguir aquele ritual onde todas rodeavam os barcos em busca de restos de peixes para se alimentar, mas achou tudo tão sem sentido!
Fernão tornou-se um pássaro solitário não só pelo seu modo de ser, mas também em razão de ter sido expulso do seu Bando. Sempre que alguém quer inovar, quer ir de encontro ao rotineiro, ao já estabelecido, acaba por abalar as estruturas da mesmice, então resolve-se o problema afastando o inovador do convívio daqueles que andam, um atrás do outro, sem saber para aonde vai a multidão.
Fernão saiu da sua zona de conforto tornando-se vulnerável ao fracasso, mas em compensação adquiriu total controle sobre o medo e assim pôde voar cada vez mais alto rumo a realização pessoal. Viveu num eterno aprendizado e partiu deixando seu exemplo, seguindo para um outro plano onde poderia vir a aprender novas sabedorias.
O amor é condição para tudo. O saber seguir em frente sem carregar consigo mágoas daqueles que ainda engatinham em sua aprendizagem, e por esta razão não conseguem enxergar sob a mesma óptica nossa, é a mais pura expressão do amor.Todos temos direito de abrir trilhas na nossa caminhada, basta só querer. Basta que nos libertemos das amarras da rotina para que possamos caminhar rumo a liberdade do SER.

Link do livro: http://issuu.com/romelia/docs/ferna__capelo_gaivota

Ótima leitura.

E fica aqui o nossa gradecimento a Romélia pelo carinho da dica de leitura de hoje.
Beijos e vamos que vamos ^_^
terça-feira, 7 de abril de 2009 0 comentários

Casa Brasil Instituto Delta de Educação faz parceria com a UNIDERP e oferece Saúde Mental para 300 alunos da ONG.

A Coordenadora da Unidade Belkiz Freire, depois de visitas as escolas da comunidade ouviu o desabafo da professora Margareth Steica de ensino fundamental da Escola Estadual Profª. Fausta Garcia Bueno que confessou saber que muitos de seus alunos tem dificuldade em aprender por falta de atendimento psicológico, a mesma lamentava não poder fazer nada, pois no Caps Centros de Atenção Psicossocial isso se torna impossível devido a fila de espera que ultrapassa o número de 500 alunos da rede pública. Para contribuir para a melhoria da qualidade de ensino na região que hospeda o Casa Brasil, a Coordenadora buscou com a ajuda dos profissionais da Unidade de Saúde Nossa Senhora das Graças, e conseguiram uma parceria com os acadêmicos de Psicologia da UNIDERP Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal/,Anhanguera que através da supervisão da Professora de psicologia Ângela Maria Viana, iniciaram no dia 09 de Março um projeto de atendimento às crianças que encontram –se com dificuldades no comportamento no contexto social e familiar, bem como oferecer uma proposta de intervenção como suporte de prevenção da saúde mental. A clientela atendida participam das oficinas oferecidas pelo Projeto DOCA Delta Oficinas para Crianças e Adolescentes. A Coordenadora do DOCA Arali, ficou feliz com a iniciativa pois no DOCA existem casos de crianças abusadas sexualmente, mãe que está em fase terminal devido ao câncer etc. A Coordenação do Casa Brasil acredita que com a realização de um trabalho psicossocial proporcionaremos as crianças e adolescentes, o auto-conhecimento, a solução de conflitos e as mudanças comportamentais necessárias ao seu bem estar.

A acadêmica Lucina Francisca Goss – 5° ano de Psicologia fala em entrevista feita pelo Coordenador do estúdio Multimídia Marcelo Augusto, sobre a Terapia de Grupo feita com as crianças do projeto.


Como você ficou sabendo sobre as crianças?

A universidade tem um convênio com os posto de saúde através dessas unidades básicas que ficamos sabendo sobre a ONG Instituto Delta de Educação e conhecemos o Projeto Doca.


Que trabalho vocês acadêmicos tem desenvolvido aqui no Projeto Doca?

O trabalho é de grupo com os adolescentes, trabalha; por exemplo, sexualidade, e o que eles almejam para o futuro, temas que não são abordados em casa e individualmente são trabalhados na terapia, e atendimento individual para os casos mais específicos de dificuldades emocionais.

Criança que tem problemas em casa de relacionamento, violência, por exemplo.

A acadêmica relatou que é o mesmo trabalho que em uma clinica “Terapeuta e o paciente” e que tudo o que é vivenciado e falado sobre os pacientes é guardado em sigilo sendo apenas compartilhado com a supervisora e com o grupo que se encontra em atendimento.

Ela relata que diante do resultado da terapia em grupo, é maravilhoso, pois abrange mais pessoas; Crianças introvertidas conseguem falar mais, conseguem se desenvolver melhor na escola, logo conseguem ter desenvolvimento melhor em casa.

A acadêmica diz que quando se atendem crianças, é bom atender os pais, sob forma de orientação para que a dinâmica desse trabalho tenha mais resultados, e que devido ao tempo ser curto e os pais trabalharem neste horário de atendimento que se torna inviável, mas que será feito tudo que for possível para que se tenham melhorias no dia a dia dessas crianças.

Este projeto de parceria terá duração até o final do ano de 2009, contando estágio curricular para os acadêmicos.

O Casa Brasil – Instituto Delta de Educação agradece aos acadêmicos(as) de psicologia 9º semestre-Uniderp/Anhanguera Educacional.


Arminda Franco

Ana Neri Fátima de Oliveira

Lucina Francisca Goss

Letícia Sanches

Romano Deluque

Katarine Medine


Professora Supervisora:

Ângela Maria Moura Viana




Somente um projeto como o Casa Brasil, nos proporciona a diferenciação de trabalho, com uma postura ética que permite atender as necessidades da sociedade com dignidade.

quarta-feira, 1 de abril de 2009 0 comentários

Dica e Leitura

Quem somos? De onde viemos? De onde surgiu o mundo? De quê somos feitos?

O Mundo de Sofia é um romance formidável da história da Filosofia cheio de magia. É uma incrível viagem no passado, como se estivéssemos presentes em pleno parto do planeta Terra, propondo todas as formas de existência nesse mundo em que vivemos.

Estão presentes grandes filósofos camaradas: desde Demócrito com a teoria do átomo, até Darwin com a sua teoria da evolução das espécies, passando por Sócrates, Platão, Aristóteles, Tomás de Aquino, René Descartes, Spinoza, Marx, Hegel e outros.

Uma maneira deliciosa descontraída de conhecer a filosofia.

Não deixe de embarcar nessa viagem!!!

Cássia Namekata – Monitora da Sala de Leitura - CASA BRASIL


 
;