terça-feira, 7 de abril de 2009

Casa Brasil Instituto Delta de Educação faz parceria com a UNIDERP e oferece Saúde Mental para 300 alunos da ONG.

A Coordenadora da Unidade Belkiz Freire, depois de visitas as escolas da comunidade ouviu o desabafo da professora Margareth Steica de ensino fundamental da Escola Estadual Profª. Fausta Garcia Bueno que confessou saber que muitos de seus alunos tem dificuldade em aprender por falta de atendimento psicológico, a mesma lamentava não poder fazer nada, pois no Caps Centros de Atenção Psicossocial isso se torna impossível devido a fila de espera que ultrapassa o número de 500 alunos da rede pública. Para contribuir para a melhoria da qualidade de ensino na região que hospeda o Casa Brasil, a Coordenadora buscou com a ajuda dos profissionais da Unidade de Saúde Nossa Senhora das Graças, e conseguiram uma parceria com os acadêmicos de Psicologia da UNIDERP Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal/,Anhanguera que através da supervisão da Professora de psicologia Ângela Maria Viana, iniciaram no dia 09 de Março um projeto de atendimento às crianças que encontram –se com dificuldades no comportamento no contexto social e familiar, bem como oferecer uma proposta de intervenção como suporte de prevenção da saúde mental. A clientela atendida participam das oficinas oferecidas pelo Projeto DOCA Delta Oficinas para Crianças e Adolescentes. A Coordenadora do DOCA Arali, ficou feliz com a iniciativa pois no DOCA existem casos de crianças abusadas sexualmente, mãe que está em fase terminal devido ao câncer etc. A Coordenação do Casa Brasil acredita que com a realização de um trabalho psicossocial proporcionaremos as crianças e adolescentes, o auto-conhecimento, a solução de conflitos e as mudanças comportamentais necessárias ao seu bem estar.

A acadêmica Lucina Francisca Goss – 5° ano de Psicologia fala em entrevista feita pelo Coordenador do estúdio Multimídia Marcelo Augusto, sobre a Terapia de Grupo feita com as crianças do projeto.


Como você ficou sabendo sobre as crianças?

A universidade tem um convênio com os posto de saúde através dessas unidades básicas que ficamos sabendo sobre a ONG Instituto Delta de Educação e conhecemos o Projeto Doca.


Que trabalho vocês acadêmicos tem desenvolvido aqui no Projeto Doca?

O trabalho é de grupo com os adolescentes, trabalha; por exemplo, sexualidade, e o que eles almejam para o futuro, temas que não são abordados em casa e individualmente são trabalhados na terapia, e atendimento individual para os casos mais específicos de dificuldades emocionais.

Criança que tem problemas em casa de relacionamento, violência, por exemplo.

A acadêmica relatou que é o mesmo trabalho que em uma clinica “Terapeuta e o paciente” e que tudo o que é vivenciado e falado sobre os pacientes é guardado em sigilo sendo apenas compartilhado com a supervisora e com o grupo que se encontra em atendimento.

Ela relata que diante do resultado da terapia em grupo, é maravilhoso, pois abrange mais pessoas; Crianças introvertidas conseguem falar mais, conseguem se desenvolver melhor na escola, logo conseguem ter desenvolvimento melhor em casa.

A acadêmica diz que quando se atendem crianças, é bom atender os pais, sob forma de orientação para que a dinâmica desse trabalho tenha mais resultados, e que devido ao tempo ser curto e os pais trabalharem neste horário de atendimento que se torna inviável, mas que será feito tudo que for possível para que se tenham melhorias no dia a dia dessas crianças.

Este projeto de parceria terá duração até o final do ano de 2009, contando estágio curricular para os acadêmicos.

O Casa Brasil – Instituto Delta de Educação agradece aos acadêmicos(as) de psicologia 9º semestre-Uniderp/Anhanguera Educacional.


Arminda Franco

Ana Neri Fátima de Oliveira

Lucina Francisca Goss

Letícia Sanches

Romano Deluque

Katarine Medine


Professora Supervisora:

Ângela Maria Moura Viana




Somente um projeto como o Casa Brasil, nos proporciona a diferenciação de trabalho, com uma postura ética que permite atender as necessidades da sociedade com dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;