sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Vídeo Índio Brasil 2009



O Casa Brasil Instituto Delta de Educação através da realização do Pontão de Cultura Guaicuru e CineCultura com o patrocínio da Funai, do Ministério da Cultura por intermédio da Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural e do Ministério do Turismo, foi um dos pontos de execução do Vídeo Índio Brasil 2009 do dia 11 á 16 de Agosto .

Esse projeto é uma homenagem e memória das lideranças, guerreiros e guerreiras indígenas que lutaram e lutam pelo movimento indígena brasileiro fortalecendo uma iniciativa de diálogo e de construção conjunta para uma sociedade brasileira multicultural. Foram momentos de apreciação e reflexão que possibilitaram o acesso a uma programação comprometida com a pluralidade estética do cinema e do audiovisual.Entre tantos atrativos um filme que despertou a curiosidade dos telespectadores foi o exibido no dia 13 de agosto,Terra Vermelha,onde tivemos a visita do protagonista Kiki

que após a exibição nos proporcionou um debate onde ele falou em detalhes sobre as gravações, cenas e a sua ida a Veneza no qual a cooprodução Ítalo-brasileira foi indicado ao Leão de ouro no festival de Veneza em 2008.

O Terra Vermelha começa com o suicídio de duas meninas Guarani-Kaiowá despertando a comunidade para a necessidade de resgatar suas próprias origens, uma vez perdidas pela interferência do homem branco. Um dos motivos do desaparecimento gradual da cultura reside no conflito gerado pela disputa de terras entre a comunidade indígena e os fazendeiros da região Dourados. Para os Kaiowás, essas terras representam um verdadeiro patrimônio espiritual e a separação que sofreram desse espaço é a causa dos males que os rodeia. Uma disputa metafórica é criada. A compreensão e o diálogo buscam espaço nesse antigo conflito.

Nós do Casa Brasil Instituto Delta de Educação temos plena certeza que o papel mais importante, realizamos, que foi difundir a raça indígena e dizer que a nossa comunidade despertou sobre o índio dentro das nossas vidas, pois os filmes retratam de uma forma clara que se não os respeitarmos, também cairemos no esquecimento, pois só os cegos é que não
enxergam que somos um só.
Dentro do evento há uma amostra de fotos retratando a vida dos índios nas aldeia,demostrando bem o cotidiano das aldeias,os fotografos que fizeram o belíssimo trabalho foram:Vincent Carelli,Tiago Campos Torres e Amandine Goisbault,onde foram brilhantes na forma de retratar a vivência de uma forma bem simples.

Equipe Casa Brasil Instituto Delta de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;