quinta-feira, 19 de março de 2009


O Encontro Marcado
Fernando Sabino, Editora Record

O Encontro Marcado é uma ótima dica de leitura, não exatamente por ser literatura brasileira e nem mesmo porque está na listinha negra de livros-monstros que cairão no vestibular de 2009.

Por mais que seja um livro de 1956, ainda se discute o mesmo assunto atual, que ainda será por muitos e muitos e muitos anos, uma importante questão a ser analisada na vida de nós, seres humanos, repletos de defeitos escabrosos.

O livro conta a história de um garoto de classe média, que sempre conquistou todos os objetivos por meio da sua exímia inteligência. Desde pequeno, sempre muito esperto, se arranhava até que sangrasse para conseguir alcançar seus objetivos. Já na adolescência, muito apaixonado pela leitura, começou a escrever seu próprio livro, sendo vitorioso e premiado pela obra.

Mas, como a maioria dos jovens, sonham em dominar o mundo, ser independente e blá blá blá, nosso querido escritor nos mostra que sempre haverá o encontro com o outro. Lá na frente, quando a idade chegar e a realidade bater á porta e mostrar a verdadeira face do seu verdadeiro objetivo que é conhecer a si mesmo.


Talvez, devessemos expulsar os invasores

ou abandonar os velhos revolucionários.

Talvez, deveríamos fugir desta nossa prisão

a nado ou montados sobre nossas próprias idéias;

ou vestir-nos de homens e mulheres e lutar

contra os cavaleiros imperiais;

para vencer as lendas e transformá-las.”

Ângela Sanches


Cássia Yukiko Namekata – Monitora da Sala de Leitura – Casa Brasil/Inst. Delta





Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;