sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Continuem a luta por mim!!!


Essa postagem é uma homenagem ao Francisco Anselmo, para que a sua morte em nome da sua luta não fosse em vão. Para quem não se lembra: O jornalista e ambientalista Francisco Anselmo ateou fogo ao próprio corpo, em Campo Grande no dia 12 de Novembro de 2005, durante manifestação contra a instalação de usinas de álcool e açúcar no Pantanal, vindo a falecer no domingo dia 13. O gesto de Franselmo de radical não comporta muita análise, porque na "raiz'" de sua definição, radical é tudo aquilo que não admite meio termo, não admite "jogo de cintura", não admite "termos de ajustamento de conduta", como assim há de ser para muitas das questões que se nos deparam nesta vida. Sabemos que muitos lutam sozinhos por todos... e não conseguem atingir seus objetivos, seja pela causa ambiental, social, cultural etc. Não sou a favor do suicídio, mas temos que admitir que dois dias após a sua morte, a Ministra Marina Silva, no dia 15 de novembro anunciou a proibição da construção das quinze usinas de álcool e açúcar, desejada pelo Governador Zeca do PT. "A minha vida sempre foi um sacerdócio em defesa da natureza. É a nossa casa e o presente maior de Deus. Se ele deu a vida por nós, eu estou dando a minha vida por ele, defendendo o futuro dos nossos filhos. [...] Continuem a luta por mim." Francisco Anselmo.

Quem era Franselmo?

Francisco Anselmo de Barros, tem um longo passado de lutas em defesa da Natureza e especialmente do Pantanal. Era Jornalista, Presidente da Fuconams (Fundação para Conservação da Natureza de Mato Grosso do Sul), uma das primeiras entidades de defesa do meio ambiente do país, articulador da criação e conselheiro da A.M.E. (Associação Mato-Grossense de Ecologia), primeira entidade ambientalista do Estado de Mato Grosso, membro fundador do Conama (Conselheiro Nacional de Meio Ambiente) e do CECA (Conselho Estadual de Controle Ambiental). Além disso, Francisco Anselmo de Barros era consultor na instalação da WWF Brasil, membro da Diretoria da Rede Mata Atlântica e da Rede Ambientalista Greenpeace, na campanha dos Transgênicos. Em seu currículo estão ainda cargos no CMMA (Conselho Municipal de Controle Ambiental), membro da Abrajet (Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo), da ADESG (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra), diretor executivo da Editora Saber Ltda, diretor executivo da Associação de Fomento e apoio às Artes e a Cultura em Geral. Filiado ao Fórum Brasileiro de ONGs, a Associação Brasileira de ONGs e participante da Rede Rios Vivos, Rede Pantanal, Rede Aguapé de Educação Ambiental, Rede Cerrado, Instituto Socioambiental, W.W.F., Conservation International e SOS Mata Atlântica e coordenador do Fórum de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e de Fórum de Defesa do Pantanal. Portanto, um currículo de atuação eco ambiental e de cidadania digno dos mais veementes elogios.

A carta que o Ambientalista deixou.

"Meus queridos pares, Pioneiros no Brasil na questão do meio ambiente, hoje somos passados para trás por interesses de maus políticos, maus empresários e PhDs de aluguel. Em termos de Brasil, estamos vendo o barco afundar e ninguém diz nada.São transgênicos entrando de contrabando pelo Sul, e o governo apoiando. São queimadas da Amazônia, e o governo impassível. Gente com terra do tamanho de um Estado, e a gente sem terra. É transposição do rio São Francisco, no lugar de revitalização. No Pantanal, querem fazer do rio Paraguai um canal de navegação com portos para grandes embarcações e grandes comboios. É pólo siderúrgico, é pólo gás-químico. Agora, querem fazer usinas de álcool na Bacia do Alto Paraguai. Um terço dos deputados estaduais são a favor. Um terço contra. E um terço sem saber o que é. Já que não temos votos para salvar o Pantanal, vamos dar a vida para salvá-lo." (O Globo)

Belkiz Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;